Connect with us

“Parklife” faz 23 anos

Notícias

“Parklife” faz 23 anos

Há 23 anos, dia 25 de abril de 1994, os Blur, a banda composta por Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree, lançavam “Parklife”, o álbum que juntamente com “Definitely Maybe” dos Oasis definiram o Britpop em Inglaterra.

Com músicas como “Girls & Boys”, “End of a Century”, “Parklife” e “To the End”, “Parklife” é um álbum de culto que não só ajudou a definir o som Britpop nos anos 90, mas também esteve na génese do movimento Cool Britannia que viu a cultura inglesa a voltar a ganhar força depois dos tumultuosos anos 70 e 80.

25th April 1994

Uma publicação partilhada por @blurofficial a

O álbum conquistou quádrupla platina e foi o álbum mais vendido dos Blur em Inglaterra na história da banda com 1,25 milhões de CDs vendidos no seu país de origem e 2,5 milhões no mundo todo.

Para além de ser um dos mais aclamados álbuns dos anos 90 e ter ganho vários prémios, em 2006, quando a British Hit Singles & Albuns e a NME se juntaram para fazer uma lista dos 100 melhores álbuns de sempre através da votação de 40 mil pessoas por todo o mundo, “Parklife” ficou em 34º lugar na lista.

Damon Albarn tem estado ocupado com os Gorillaz, que estão prestes a lançar um novo álbum já no final desta semana (28 de abril), mas disse numa entrevista à revista Rolling Stone que não punha de parte a possibilidade de um novo álbum com a banda britpop. No entanto, ainda pode demorar até os fãs ouvirem novas músicas dos Blur, porque primeiro Albarn ainda vai trabalhar num álbum com o seu outro projeto musical The Good, The Bad and The Queen.

“The Magic Whip”, o último álbum da banda que saiu há exatamente dois anos, a 27 de abril de 2015, foi o álbum que vendeu menos em toda a história da banda, não vendendo mais de 350 mil exemplares pelo o mundo todo.

Ouve “Parklife” dos Blur:


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top