Connect with us

Os novos “alunos” do Hall of Fame

Notícias

Os novos “alunos” do Hall of Fame

Foi na sexta-feira, dia 7 de abril, que decorreu a cerimónia de aceitação da classe de 2017 do Hall of Fame, no Barclays Center em Brooklyn, Nova Iorque. Os escolhidos para integrar a Hall of Fame em 2017 foram: ELO, Joan Baez, Journey, Pearl Jam, Tupac Shakur, Yes (na categoria de performers) e Nile Rodgers (Award for Musical Excellence).

Para além das perfomances e dos discursos feitos pelos artistas que foram receber o prémio, houve também discursos de David Letterman sobre Pearl Jam, de Pharrell Williams, que deu o prémio a Rodgers, Jackson Browne falou sobre Joan Baez, Alex Lifeson e Geddy Lee discursaram sobre os Yes e ELO foi o tema de Dhani Harrison. Alicia Keys, Snoop Dogg, YG e T.I. homenagearam Tupac, o primeiro rapper a solo a entrar no Hall of Fame.  Lenny Kravitz fez uma performance de tributo a Prince, que morreu em 2016.

Entre os discursos dados durante a noite, Eddie Vedder pediu desculpa pelas peripécias que realizava durante os concertos e disse que “era o poder do rock and roll”. Snoop Dogg aceitou emotivamente o prémio por Tupac e afirmou “estou aqui para ter a certeza que Pac é lembrado da maneira como ele queria… um homem negro forte que se levantava pelos seus. Não simplesmente um ator ou um rapper… mas um humano”. Nile Rodgers confessa, durante o seu discurso de aceitação: “Vendi mais de 300 milhões de álbuns e 75 milhões de singles” mas que “era só um miúdo [sentado] no lado da cama a tocar guitarra, com esperanças de ter um one hit record”.

Como entrar no Hall of Fame?

Os artistas estão elegíveis a este reconhecimento 25 anos após a data de lançamento do primeiro álbum e terão que “ter tido um impacto significativo no desenvolvimento, evolução e preservação do rock & roll”. Os artistas são escolhidos pelos votos de fãs, assim como mais de 900  músicos, jornalistas e críticos. Existem 4 categorias:

  • Performers (Para bandas ou artistas solo que mostrem excelência musical – inovação musical, influência noutros artistas e géneros musicais, profundidade e extensão da carreira e discografia, técnica musical avançada).
  • Ahmed Etergun Award (Anteriormente chamada “Non-performer”. Reconhecimento dado a  letristas, produtores, DJs (Disc Jockeys), record executives, jornalistas e outros profissionais da indústria que tenham tido uma grande influência no rock & roll).
  • Early Influences (Para artistas pré-rock&roll mas que tenham influenciado o género e artistas do género).
  • Rock and Roll Hall of Fame for Musical Excellence (Para qualquer profissional de música, artista ou não, que tenham impactado o percurso da história musical, atingindo uma distinção vitalícia pela sua originalidade).

 


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top