Connect with us

NOS Alive – Viajar com Mogwai e sonhar com Sam Smith

Maria Raposo

Notícias

NOS Alive – Viajar com Mogwai e sonhar com Sam Smith

(Em actualização)

 

O cartaz do último dia do NOS Alive ganhou pela diversidade. Se no palco principal os nomes agradavam os mesmos que ali estavam para Sam Smith, no palco Heineken, pelo contrario, a variedade seria suficiente para satisfazer quem quer que ali estivesse com o propósito de ouvir boa música. Ouve o hip hop arranhado e alternative de Sleaford Mods pela tarde, Dead Combo a fazer mexer a malta numa transição menos ortodoxa, mas que rapidamente fez sentido com a entrada dos Mogwai no carrossel do post-rock. Jesus And The Mary Chain, nas suas celebrações dos 20 anos de Psychocandy arrastaram multidões sedentas de rock, mas com a sucessora Azealia Banks finalizava-se o banquete musical para todos os gostos e humores.

Às seis e meia da tarde, os ainda mornos Sleaford Mods ofereceram-se para despertar a malta que se começava a espraiar pelo palco secundário. No ano passado, a dupla esteve na corrida pelo Mercury Prize, mas perdeu-o para os Young Fathers, que no primeiro dia do festival arrancaram cabeças no mesmo palco, por volta da mesma hora. Para quem nao conhece o projeto, pode ser difícil explicar o que estamos de facto a ouvir quando ouvimos Sleaford Mods. De um lado, Jason canta, fala, ou berra, num tom tão jocoso quanto revoltado. Discute-se a vida com o sotaque carregado de Nottingham. Do outro lado, Andrew ri-se das danças esquizofrenicas de Jason enquanto assegura o speed da música, tomando conta das batidas eletronicas aceleradas e minimalistas. Para quem perdeu, para quem quer conhecer, recomendo uma receita semelhante à do NOS Alive, com «Routine Dean,«Bunch of Cunts,«Middle Man e «Tied Up In Notzz.

O palco NOS abriu em português com os HMB. A banda, que se tem vindo a afirmar no mercado nacional, conquistou portugueses e estrangeiros. Os temas «Dia D» e «Naptel Xulima» obrigaram o público a não tirar o pé do chão. Depois de um concerto com direito a duas baladas, «Não Me Deixes Partir» e «Talvez»,o grupo que tenta espalhar o soul e o R&B por terras lusitanas, saíu do palco com uma legião de fãs em crescimento.

no images were found

Quem já não tem muito público para cativar, são os californianos Counting Crows que mostraram o que fazem há mais de 20 anos. Com uma fraca interação com o público, compensaram com os êxitos «Mr. Jones», «Big Yellow Taxi» e «Accidentally In Love», que puseram milhares de vozes em uníssono.

no images were found

Um dos pontos altos desta terceira noite no palco principal do NOS Alive foi, sem dúvida, Sam Smith. O vencedor de quatro Grammys, deu um salto do palco Heineken para o palco NOS, no espaço de um ano. Claro que não faltaram os temas que têm invadido as rádios neste ultimo ano, como «I’m Not The Only One», «Like I Can», «Lay Me Down» ou «Stay With Me», mas o britânico não quis ficar por aqui, abrilhantando-nos a noite com «Tears Dry On Their Own» de Amy Winehouse e «Can’t Help Falling In Love» de Elvis Presley. Smith não conseguiu esconder a felicidade de estar a tocar no palco NOS e foi com uma mensagem de amor que nos deixou, para além da promessa de voltar brevemente.

no images were found

no images were found

Os Disclosure fecharam esta edição do NOS Alive em grande. Durante uma hora e meia dançou-se no passeio marítimo de Algés, sem o regresso de Sam Smith ao palco para cantar «Latch». O duo britânico marcou esta noite com a sua música eletrónica a fazer fervilhar os pés cansados dos festivaleiros. Depois de um dia eclético no palco principal, com um pouco de tudo (desde R&B ao rock alternativo), os Disclosure foram a cereja no« topo do palco».

no images were found

Após um aquecimento em Disclosure, foram os Chromeo que, no palco Heineken, continuaram a sessão de dança ao ar livre. O duo sugou toda a energia que o público ainda tinha passando «Hot Mess», «Over Your Shoulder» e «Jealous». Foi assim que acabou mais uma edição do NOS Alive, para o ano há mais e sempre com boa música!

 

Por Joana Canela e Joana Coimbra
Continue Reading

Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top