Connect with us

Led Zeppelin vencem julgamento de plágio

Notícias

Led Zeppelin vencem julgamento de plágio

Há algum tempo que a banda enfrentava uma acusação de plágio por conta da icónica música “Stairway To Heaven”. O veredito foi dado esta semana e o júri encarregado decidiu que Led Zeppelin são inocentes. Mas o processo não foi tão simples quanto parece.

A história começou quando o grupo Spirit acusou Zeppelin de plagiar a faixa “Taurus”, presente no primeiro álbum da banda, lançado em 1968. “Stairway to Heaven” só veio a ser composta em 1970, durante esse tempo as bandas fizeram vários concertos juntos.

Para piorar a situação, o advogado de defesa de Spirit, chamou vários experts para o julgamento que atestaram que as duas faixas tem “similaridades substanciais que são memoráveis e únicas”. Provou ainda que Jimmy Page tem uma cópia do disco do Spirit que contém a faixa “Taurus”, insinuando que o guitarrista poderia ter copiado o riff principal mesmo sem ter percebido. Porém, o advogado dos Led Zeppelin também fez argumentos convincentes. Anderson contou com o depoimento de Lawrence Ferrara, conhecido musicólogo, que dizia que, apesar de alguns elementos parecidos, as duas músicas não eram substancialmente iguais. Este refutou que os membros tiveram acesso à música dos Spirit, mencionando que o grupo não costumava tocar “Taurus” nos seus concertos.

O resultado do júri acalmou Page e Robert Plant, que falaram:

Estamos gratos pelo serviço do júri e felizes por terem julgado a nosso favor, esclarecendo questões sobre a origem de ‘Stairway to Heaven’ e confirmado o que nós já sabíamos. Agradecemos o apoio dos fãs e estamos animados por poder encerrar este assunto jurídico.


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top