Connect with us

Faleceu Steven Young

Notícias

Faleceu Steven Young

A editora 4AD comunicou através das suas redes sociais que Steve Young, membro fundador dos britânicos Colourbox e do fugaz, mas influente projecto M/A/R/R/S, faleceu, aos 73 anos, não adiantando causas para o sucedido. “Pump Up The Volume”, tema originalmente lançado em 1987 em single pela editora 4AD, representa um importante ponto de intersecção na história da música electrónica: entre os universos do hip hop e da então nascente cultura house, em primeiro lugar, mas também entre o legado de pioneiros como os Kraftwerk ou o Radiophonoc Workshop, por outro.

“Um dos verdadeiros pioneiros do nosso catálogo, Steven deixa-nos um incrível legado e viverá para sempre nos nossos corações”, afirmou a 4AD em comunicado. “Os nossos pensamentos vão para o seu irrmão Martyn, para a família e para os amigos”.

O músico foi também um dos responsáveis pela fusão da música Country com o Rock and Roll. É dele a composição “Seven Bridges Road”, imortalizada pelo The Eagles. Joan Baez e Firehouse entre outros nomes.

Os irmãos Steve e Martyn Young formaram os Colourbox em Londres com a vocalista Lorita Grahame em 1982, onde faziam um cruzamento pós-punk, soul, estranhos samples de diálogos de velhos filmes e estratégias sonoras derivadas do estudo atento das mais avançadas propostas chegadas dos estúdios jamaicanos. A estreia aconteceu em 1984 com os singles “Say You” e “Punch”.

Os Colourbox editaram um ep homónimo em 1983 que não foi totalmente compreendido na época, talvez pela linguagem arrojada que cruzava já influências do hip hop, alguma electrónica e dub. O grupo lançou ainda um álbum igualmente homónimo em 1985 que ganhou alguma notoriedade graças a uma versão especial de um tema das Supremes, “You Keep Me Hangin’ On”, e também a um “Manic” dominado pela guitarra de um tal William Orbit.

O último álbum de Steve foi Stories Round The Horseshoe Band, de 2007.


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top